domingo, 29 de maio de 2011

O Início da Vida Adulta - Os Jovens Adultos

Passados os conturbados tempos da adolescência, surge na vida dos jovens um novo problema e um novo desafio, a entrada na vida adulta. Mas será que todos os jovens entram na vida adulta pela mesma altura? Ou será que cada um tem o seu tempo particular de amadurecer e de ganhar responsabilidade? E afinal, qual é a idade em que o Jovem ganha esta maturidade e entra nesta nova fase da sua vida?

Segundo o nosso sistema jurídico, adulto é aquele que tem 18 anos ou mais. É esta a cortina que distingue os adultos, daqueles que não são. No entanto, consultando o Dicionário de Língua Portuguesa podemos ficar com uma ideia diferente. Para o dicionário adulto é aquele que: “atingiu o completo desenvolvimento e chegou à idade vigorosa; Que atingiu a maturidade; que atingiu plena maturidade, expressa em termos de adequada integração social e adequado controle das funções intelectuais e emocionais.”

Notamos que ao contrário da lei, o dicionário propõe-nos outro tipo de distinção entre os que são adultos daqueles que não o são. Ao invés de uma distinção quantitativa, isto é, em termos de idade, propõe uma distinção qualitativa, falando-nos de maturidade. Mas o que será a maturidade?

Os empíricos provavelmente com facilidade poderiam dar exemplos do que é a maturidade. Associam-na, geralmente, à responsabilidade, à independência e autonomia, a ter um emprego próprio, ser financeiramente independente, ter sabedoria, fiabilidade, integridade e compaixão.

Consultando novamente o Dicionário da Língua Portuguesa define maturidade como o estado “das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento. Período de vida compreendido entre a juventude e a velhice”.

Então e podemos observar significativas diferenças entra o os jovens que entraram na idade adulta e aqueles que ainda não entraram? De facto, existem diferenças substanciais. Por norma, chegando a um certo estado de maturidade/idade os jovens adultos começam a pensar e a procurar coisas diferentes. Erikson, que estudou o desenvolvimento da personalidade explica que os jovens, chegando a um certo grau de maturação e de desenvolvimento, passam por uma crise de intimidade, que marca a sua transição para a vida adulta. Intimidade significa capacidade de intimidade sexual, mas significa também a capacidade para desenvolver uma autêntica e mútua intimidade psicossocial com outro indivíduo, seja na amizade, em encontros eróticos ou em inspiração conjunta. A intimidade é portanto a capacidade do jovem entregar-se e confiar-se a outra pessoa, e a partir, poder partilhar a sua vida a dois. No entanto, em certos casos, quando o jovem não tenha desenvolvido a sua identidade, o seu EU, enquanto ser único e complexo, pode sentir diversas dificuldades em confiar-se a outra pessoa. Nestes casos, o grande perigo passa por um isolamento total, isto é, uma incapacidade de correr riscos para a própria intimidade, seja por medos das consequências dessa mesma intimidade e suas responsabilidades, seja por não ter confiança nele próprio.

Podemos assim concluir que a verdadeira intimidade só é possível se o jovem tiver também desenvolvido a sua identidade, que segundo Erikson, é o estádio anterior à intimidade.

É importante salientar que estas transformações não ocorrem todas numa certa idade ou ao mesmo tempo para todos os jovens. O jovem não tem um relógio biológico dentro de si que determina que numa determinada data vai ter a necessidade de procurar intimidade. Conjugando uma multiplicidade de factores, ao longo da vida os indivíduos vão passando por uma série de estádios de desenvolvimento. Se conseguirem vive-los de forma correcta e equilibrada, ganham a “maturidade” que lhes permite um desenvolvimento cognitivo e social capaz de dar resposta aos papéis que têm que cumprir na sociedade, e que desta forma, se auto-realizem e que consigam um dos ideais do Ser Humano, ser feliz.

1 comentário:

  1. Atualmente, como podemos perceber, é cada vez mais difícil definir onde começa a vida adulta,uma vez que o termo está repleto de significados, conquistas e aquisições: maturidade, identidade,papel social, responsabilidade, autonomia, etc. Certamente é um período de superação de muitas crises e conflitos da adolescência e configuração de novos cenários sociais, onde mais do que o pensamento e a ação alheia, o que importa realmente é a compreensão, reflexão e maturidade do indivíduo para agir em todos os meios ao qual está inserido. Conforme o texto, a relação do sujeito com suas fases de desenvolvimento cognitivo indicam o caminho para a boa ou má relação do sujeito na vida adulta, caracterizada por muitas escolhas e pela interação com diversos meios sociais e também pela forma com que este exercerá sua intimidade. Entendendo que esta relaciona-se a sua capacidade de entrega a outro indidíduo, certamente, ela só será sadia a partir do momento que este tenha noção de seus processos identitários, para que haja equilíbrio tanto da sua vida emocional quanto em diversos aspectos da vida adulta.

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