domingo, 29 de maio de 2011

Política "Head start" - Programa “Carolina Abecedarian Project”

Em 1972, em Carolina do Norte, EUA, foi criado o programa “Carolina Abecedarian Project”, pelo Instituto de Desenvolvimento das Crianças Frank Poter Graham. O objectivo deste programa era estudar os potenciais benefícios de uma melhor educação na infância. Este projecto de intervenção foi direccionado às crianças mais desfavorecidas, dado que era observável que as mesmas tinham pior aproveitamento escolar do que as crianças com melhores cuidados.
Na experiência participaram 111 crianças, na sua maioria afro-americanas, nascidas entre 1972 e 1977. Foram dados cuidados especiais a 57 crianças, enquanto as restantes 54 fizeram parte do grupo de controlo. Durante um período de 5 anos, foram proporcionadas actividades educativas a crianças a partir de 4 meses de idade, que consistiam em jogos lúdicos e exercícios linguísticos. Tinham a duração de 6 a 8 horas por dia, 5 dias por semana. As 54 crianças do grupo de controlo foram precavidas de suplementos nutritivos, serviços sociais e cuidados de saúde, para garantir que não houvesse interferência nos resultados.
Este projecto diferenciava-se dos outros por uma intervenção antecipada na educação das crianças. Foi monitorizado o desenvolvimento dos participantes na experiência em diversas idades, até aos 21 anos. O estudo permitiu concluir que cuidados de qualidade e uma boa educação desde a primeira infância contribuíam para melhores resultados nos testes cognitivos de linguagem, de leitura, de matemática, para uma maior probabilidade de entrar na faculdade e para uma percentagem menor de gravidez na adolescência.

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